Ferramentas necessárias para instalação de tubos de luz
Nesta secção explicamos como o túnel de luz solar é instalado passo a passo. Uma boa preparação da instalação inclui o planeamento das ferramentas adequadas.

Martelo elétrico

Pistola para aplicação Cola e Veda

Fita métrica

Chaves de fendas

Serra Tico-Tico / se necessário
Preparar antecipadamente a abertura na cobertura e no tecto falso (quando necessário), garantindo uma folga de pelo menos 5cm a mais em relação ao diâmetro de tubo a ser instalado (exemplo tubo com diâmetro de 24cm precisa de um abertura de 29cm no máximo).
Medir a distância entre a cobertura e o tecto falso para conhecer o comprimento necessário do Tubo de Luz.
Ter em consideração que o Colector e o Difusor de luz precisam no mínimo 2cm para encaixar nos extremos do tubo e para que não haja perca de luz.
Como instalar o Tubo de Luz Solar
- Colocar o suporte do Captador (Gola de acoplamento) na estrutura (chaminé) feita especialmente para o Túnel de Luz.
- Unir as pontas da lâmina de aço inox nas marcas para fazer o cilindro.
- Fechar com a fita adesiva prata e reforçar a união com os parafusos autorroscantes.
- Unir o Captador de Luz com o Tubo Solar, selar com fita prata e reforçar com parafusos autorroscantes.
- Introduzir o Tubo Solar pela abertura ( chaminé ) até fazer topo na Gola de acoplamento, orientar o Colector Solar para o SUL.
- Colocar a Cúpula por cima do Captador e fixar com parafusos.
- No tecto do espaço a ser iluminado introduzir o Difusor de luz na abertura, encaixando por fora do tubo refletor.
- Segurar no tecto falso com as molas de fixação.

1. Marcar a localização do difusor e realizar os furos na cobertura
Marcar a localização desejada do difusor no tecto da habitação onde se pretende instalar o sistema de tubos solares.
2. Medir e fazer o buraco circular na parte inferior do telhado
Tendo em conta os diâmetros e as margens. Procurar na vertical para fazer o mesmo buraco no cobertura, de modo a não atingir: cume, vigas, e/ou sistemas eléctricos, etc.
Nota: Cada diâmetro tem uma margem de 5 cm de folga.
3. Instalação de base para cobertura plana.
A colocação deste tipo de base será feita sobre uma base plana na obra, respeitando o orifício interior do diâmetro do tubo escolhido e com o exterior que delimita a base, de modo que a base sobrepõe a obra. Para o fixar, será necessário cola e veda de qualidade ou massa de polímero, antes de o sentar, para evitar possíveis filtrações.

4. Comprimento do tubo
Efectuar a medição entre o tecto onde o difusor será instalado e a cobertura do habitação, tendo em conta que tanto o difusor como o colector têm 25 centímetros de tubo cada um. Estes serão inseridos mais ou menos dependendo da distância necessária, evitando assim ter de cortar os tubos. É aconselhável inserir os tubos com pelo menos 2 centímetros. Reforçar a união entre tubos com fita adesiva prata e parafusos autorroscantes.

5. Montagem dos tubos
Durante a montagem, o local deve estar livre de pó para evitar a aderência no interior do tubo uma vez que o plástico protector tenha sido removido.
Levar os tubos necessários para a instalação.
Nota: Se forem necessários curvas na tubagem, estes devem ser ligados da mesma forma que a ligação entre as duas secções retas da tubagem.
União entre tubos: Uma vez que cada tubo tenha sido colado separadamente, a montagem e união de tubos com outros será feita ligando o lado fêmea com o lado macho do outro. Colando a união com fita adesiva.
Para distâncias superiores a dois metros, utilizar dois parafusos para cada junta. Ao juntar os tubos, certifique-se de que estão completamente direitos.
IMPORTANTE: Assegurar que os tubos estão firmemente ligados.

6. Inserir o tubo ao Colector / Captador
Ter em atenção para o sensor estar virado ao sul.
7. Montagem da cúpula
Esta será fixada à base tomando em conta umas marcas de referência e que são indicada para a inserção perfeita dos parafusos.
8. Colocação do difusor
O difusor é fixado ao tecto falso através das molas de fixação. O difusor com os seus 25 centímetros de tubo será inserido no tubo solar até caber no tecto, completando assim a instalação.
Nota:
Se forem necessários curvas na tubagem, estas devem ser fixadas da mesma forma que a ligação entre duas secções retas da tubagem.
União entre tubos será feita ligando o fêmea com o macho, reforçando a união com fita adesiva prata e parafusos autorroscantes.
Para distâncias superiores a dois metros, utilizar três (3) parafusos para cada junta.
Ao juntar os tubos, certifique-se de que estão completamente direitos.


